Recomendações de Vitamina A para a Doença de Stargardt e para a Retinose Pigmentar são opostas

Imagens de frutas, verduras e legumes
Imagens de frutas, verduras e legumes

A Doença de Stargardt e a Retinose Pigmentar são doenças genéticas oculares que envolvem o metabolismo de vitamina A. Entretanto, a vitamina A tem diferentes impactos na progressão de cada doença. Um estudo recente avaliou o consumo total de vitamina A em ambos os tipos de pacientes e constatou que:• Pacientes com Stargardt com alta dose de vitamina A tiveram baixa acuidade visual.
• Pacientes com Stargardt com baixo consumo de vitamina A tiveram melhor atividade visual.
• Pacientes com Retinose Pigmentar com baixo consumo de vitamina A tiveram baixa acuidade visual.
• Pacientes com Retinose Pigmentar com alta dose de vitamina A tiveram melhor atividade visual.

Pessoas com Stargardt precisam limitar a vitamina A
Os pacientes com Stargardt são alertados para limitar o consumo de vitamina A porque eles não conseguem metabolizá-la apropriadamente. Eles possuem uma disfunção na proteína do gene ABCA4 que causa subprodutos tóxicos. Essas proteínas são os blocos estruturais para a lipofuscina, que se acumula na mácula e danifica a visão central. Stargardt é também chamada de degeneração macular juvenil.
Pacientes com Stargardt não devem suplementar sua dieta com vitamina A nem com beta-caroteno. Eles devem evitar também alimentos ricos em vitamina A, reduzindo ao mínimo seu consumo. O organismo pode ainda converter alguns carotenóides em vitamina A. Os carotenóides que não se convertem em Vitamina A e que também auxiliam na saúde da retina são: a luteína, a zeaxantina,  a  astaxantina e o licopeno.

 

Pacientes com Retinose não processam Vitamina A

A maioria dos pacientes com Retinose Pigmentar possuem anormalidades genéticas que impedem o processamento correto de vitamina A.
O estudo concluiu que o consumo de vitamina A pode influenciar significativamente ambas as doenças genéticas, uma positivamente, outra, negativamente.
A vitamina A é um retinóide lipossolúvel. 15,000 unidades diárias são recomendadas para pessoas com retinose pigmentar. Não ingira doses superiores a essa quantidade sem a orientação de seu médico, porque altas doses podem ser tóxicas ao fígado.
O organismo converte betacaroteno em vitamina A conforme necessário. Alimentos ricos em betacaroteno incluem laranja e vegetais, folhas e frutas amarelas e verdes, como cenoura, espinafre, alface, tomate, batata doce, abóbora e melão.

Açafrão Também Ajuda

Estudos recentes mostram que suplementar a dieta com açafrão ajuda a proteger as células fotorreceptoras da retina, portanto recomenda-se suplementar a alimentação  diariamente também com açafrão.
A Natural EYE Care tem desenvolvido ainda protocolos para a saúde da visão, incluindo sucos, supressão do fumo, prática de exercícios em abundância, redução de stress e suplementação apropriada.

Fonte: NATURAL EYE CARE, https://www.naturaleyecare.com/blog/vitamin-a-stargardts-retinitis-pigmentosa/