O que é deficiência visual?
Definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão.O nível de acuidade visual pode variar de um indivíduo para outro e determinando dois grupos de deficiência:

  • Cegueira – há perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, o que leva a pessoa a necessitar do Sistema Braille como meio de leitura e escrita.
  •     Baixa visão ou visão subnormal – caracteriza-se pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, mesmo após tratamento ou correção. As pessoas com baixa visão podem ler textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais.

 Pessoa com Deficiência Visual
Para a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

“As pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, com interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”.

 Tecnologia Assistiva
É uma área do  conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”

 Os Leitores de Telas
O leitor de tela é um software usado para obter respostas do computador por meio sonoro, usado principalmente por deficientes visuais.As pessoas com deficiência visual podem navegar pela Internet, bem como por aplicações em geral, utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas rastreiam textos e objetos, convertendo caracteres digitalizados em síntese da fala humana.Basicamente, o programa lê para o usuário o que aparece na tela, tal como as operações realizadas, como teclas alfanuméricas e comandos digitados  Alguns exemplos de Leitores de telas:1. Jaws for Windows
O JAWS (Job Acess With Speech) é sem dúvida o principal leitor de telas do mercado. Desenvolvido pela Freedom Scientific o software é considerado por muitos o melhor e mais completo leitor de telas para plataforma Windows.
Atualmente na versão 14, o software permite aos usuários cegos ou com baixa visão acesso quase que total as principais funcionalidades do sistema.Ficha Técnica: Versão: 14 Demo (sessões de 45 minutos);
Desenvolvedor: Freedom Scientific;
Site Oficial: www.freedomscientific.com. 2. Virtual Vision
Desenvolvido em 1997 pela empresa Brasileira Micropower, o Virtual Vision, atualmente na versão 7.0, é o único leitor de telas totalmente desenvolvido no Brasil.
Esse leitor roda em ambiente Windows e é capaz de interagir com os principais programas, normalmente utilizados em um computador, reconhecendo assim Word, Excel, Internet Explorer, Outlook, MSN, Skype, entre outros. Ficha Técnica:
Versão: 7.0 Demo (sessões de 30 minutos);
Desenvolvedor: MicroPower;
Site Oficial: www.virtualvision.com.br 3. Dosvox
Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dosvox não é apenas um leitor de telas e sim um Sistema Operacional completo rodando em ambiente Windows.

Indicado  para crianças, jovens ou para um usuário que esteja começando a usar o computador.

Dentro do sistema você encontrará editor de texto, jogos de caráter didático e lúdico, programas para ajudar na educação de crianças com deficiência visual, entre outras tantas funcionalidades.

Ficha Técnica:
Versão: 4.5 Gratuito;
Desenvolvedor: NCE da (UFRJ);
Site Oficial: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox:

 4. O NVDA
O NVDA (non Visual Desktop Access ) é um leitor de telas gratuito e de código aberto, ou seja, é um software totalmente livre de custos, indo pela contramão do JAWS e Virtual Vision, onde o valor da licença é inacessível à grande parte da população.
O projeto foi iniciado em meados de 2006, pelo jovem australiano Michael Curran, mas ainda está um pouco aquém dos seus principais concorrentes comerciais nos quesitos de funcionalidades e interação com o sistema, no entanto o leitor está evoluindo a passos largos.

Ficha Técnica:

Versão: 2013(Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: NV Access;
Site Oficial: www.nvda-project.org

 5- O Orca
Assim como o NVDA, o Orca também é um software gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de telas é também um ampliador de telas, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Ficha Técnica:
Versão: 3.0 (Gratuito e de Código Aberto);
Desenvolvedor: O desenvolvimento do Orca tem sido guiado pelo Accessibility Program Office of Sun Microsystems, Inc. com contribuições de muitos membros da comunidade.
Site Oficial: http://live.gnome.org/Orca